Óleos Vegetais: O que são e como utilizar?

Óleos Vegetais: O que são e como utilizar?

Hoje, começamos o Blog da Flora! Para vocês já ficarem ligados, agora teremos um novo post a cada semana, toda quinta-feira iremos postar sobre vários assuntos, vamos começar esclarecendo algumas dúvidas básicas de produtos e aos poucos vamos postando mais dicas, e futuramente algumas receitas para vocês!
Não deixem de nos seguir no Facebook e em nosso Instagram, assim você fica sabendo em primeira mão qual será o post da semana!

Então, vamos ao assunto de hoje, que tanto amamos: Óleos Vegetais!
Os óleos vegetais são gorduras extraídas das plantas, onde podem ser utilizadas uma ou mais partes, como semente, frutos, folhas, flores, etc. Abaixo preparamos um textinho explicando melhor sobre as formas de extração, caso tenha interesse, abra a abinha aqui, ou se preferir vá direto para a parte de como usar os óleos vegetais.

Formas de Extração de Óleos Vegetais
Existem várias formas de extração dos óleos vegetais, a melhor delas é o método de prensagem a frio, pois dessa forma não é perdida nenhuma propriedade da matéria-prima, enquanto o método de extração a quente, utilizado em muitas indústrias de larga escala (como no caso do óleo de soja), faz com que o produto perca muito seus benefícios naturais.

Após a prensagem a frio, o produto pode passar por processos de filtração e refino, o que precisamos saber aqui é a forma de filtração e refino utilizado. O método de filtração normalmente consiste na prensagem da matéria-prima em um equipamento parecido com um coador de café, porém com vários filtros, para que seja obtido um óleo mais limpo, mais uniforme e com menos impurezas.

Já o método de refino tem a função de deixar o produto mais apresentável para a indústria cosmética, com uma aparência mais limpa, com menos cor, e menos cheiro, para que não atrapalhe na formulação dos cosméticos, esse refino pode ser feito de duas formas, por método químico ou físico. O refino químico utiliza ingredientes químicos na composição, com isso, o produto perde muito de suas propriedades, e se torna um óleo mais fraco. O segundo método, o refino físico, é o melhor a ser utilizado, neste não se usa produtos químicos, apenas equipamentos, ou seja, é feito de forma totalmente mecânica, por métodos de prensagem, filtrações contínuas, ou centrífugas, todos esses métodos não retiram as propriedades dos produtos, obtendo um óleo 100% puro, e mesmo com o refino, todas suas propriedades ficam preservadas.

Por isso, todos nossos óleos vegetais são sempre prensados a frio, e poucos são refinados, e quando são, usa-se sempre o método de refino físico, por não alterar suas propriedades naturais. Assim, obtendo um óleo vegetal 100% puro da melhor qualidade.

Bom, sabendo já o que são os óleos vegetais e suas formas de extração, vamos para a próxima etapa:

Como utilizar os óleos vegetais?

Separamos aqui algumas formas de como usá-los, claro, que com o tempo de uso, você pode encontrar outras formas de utilizar, mas estas abaixo são as principais.

– Misturados em cremes, shampoos, cosméticos para pele ou cabelo:
Podem ser misturados de 2% a 10% de óleo vegetal no creme/cosmético escolhido, de acordo com a finalidade. Quanto maior a proporção, melhor o resultado.
obs: 2% = 2ml para cada 100ml de creme/cosmético

– Para diluir óleos essenciais e utilizar em massagens e afins:

Como os óleos essenciais são superconcentrados, não podem ser utilizados diretamente na pele, mas podem ser misturados com os óleos vegetais. Para cada 100ml de óleo vegetal podem ser utilizadas de 10 a 20 gotas de óleo essencial.

– Diretamente na pele ou no cabelo:

Podem ser utilizados também diretamente na pele para hidratação ou nos cabelos como umectação, promovendo uma nutrição profunda.
A umectação consiste em passar o óleo vegetal escolhido mecha a mecha da raiz às pontas e deixar agir por quantas horas puder, quanto mais tempo maior a absorção. Depois é só lavar. Uma boa dica para retirar o óleo vegetal com mais facilidade do cabelo é o método UCPE (Umectar, Condicionar, Pausar, Enxaguar), que é basicamente utilizar um creme condicionador em todo o cabelo após passado o tempo da umectação, aguardar um tempo de pausa de alguns minutos e enxaguar os cabelos. Dessa forma fica bem mais fácil retirar todo o óleo dos fios sem perder os nutrientes com as lavagens.

– Uso alimentício:
Alguns óleos vegetais podem ser utilizados tanto para fins cosméticos quanto para alimentícios (na descrição de cada produto em nosso site você pode encontrar essa informação). O óleo de coco, por exemplo, pode ser utilizado de ambas as formas, tanto nos cosméticos, cabelo, pele e afins como na cozinha no lugar de outros óleos ou gorduras.

Cada óleo possui propriedades e benefícios diferentes de acordo com a matéria-prima. Em nosso site você encontra a descrição detalhada de cada óleo vegetal, incluindo suas propriedades, características, formas de extração e indicações de uso. Assim fica fácil escolher de acordo com suas necessidades!

Conheça toda nossa linha de Óleos Vegetais!

Por enquanto é só, ufa! Próxima quinta-feira estaremos com um novo post, não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais, nosso Facebook e nosso Instagram, e acompanhe tudo que rola na Flora Fiora!

Até semana que vem!

31 thoughts on “Óleos Vegetais: O que são e como utilizar?

  1. Ursula disse:

    Olá queria fazer um blend pra cleasing oil… To pensando em Ricino, semente de uva e Jojoba… Vc acha que eh bom ou tem sugestões?? Minha pele eh mista … E tô pensando adquirir tb o óleo de rosa mosqueta pra usar de noite abaixo dos cremes…

    • Tamiris disse:

      Olá Ursula, tudo bem?
      Esses óleos que você citou são bons sim, apenas a questão do rícino que ele pode ressecar sua pele onde já é seca.
      Caso queira substituir o rícino, indicamos o óleo de girassol, ele é muito bom para cleasing oil :)
      O óleo de rosa mosqueta é maravilhoso para passar antes de dormir. Depois nos conte seu feedback <3

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Julieta, tudo bem? Pode realizar o blend sim, ainda mais se você a pele beeeem ressecada. Entretanto recomendamos a utilização do blend apenas 2x por dia (de manhã e a noite, sempre após uma limpar e tonificar a pele) e uma gotinha para cada área! ;)

  2. Maiara da Silva disse:

    Boa tarde
    Tenho cabelos oleosos na raíz, com caspa e muito frizz, a queda aumentou. Posso usar o óleo de alecrim diretamente no couro cabeludo? Quantas gotas?

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Maiara, tudo bem? Nenhum óleo essencial é recomendado o uso direto, o produto deve ser misturado nas dosagens recomendadas em óleos vegetais ou cremes bases! <3

  3. Amina disse:

    Olá, gostaria de começar a usar óleos vegetais no rosto. Posso misturar óleo de calêndula, rosa mosqueta e jojoba e usar essa mistura? Muito obrigada!

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Amina!
      Sim, você pode fazer a combinação que achar melhor, lembrando apenas de utilizar essa mistura a noite, pois o óleo de Rosa Mosqueta é fotossensível, e com exposição ao sol, pode manchar a pele.

  4. Gislaine Froza disse:

    Olá posso misturar vários óleos e guarda-los para uso . Ex : coco,rícino,argan,açaí,cenoura e pracaxi ? Tenho todos esses em frascos grandes e quero guarda-los misturados em apenas um frasco menor para usar no cabelo .

  5. Luanda disse:

    Olá, tenho uma dúvida: eu devo misturar o óleo ao shampoo e ao creme somente no momento em que for usar ou posso misturar uma quantidade maior e usar aos poucos?! Obrigada

  6. Ana disse:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se há algum óleo vegetal , manteiga, óleo essencial ou algum outro produto (ou mistura entre eles) que seja adequado para acabar com cabelos brancos, fazê-los voltar a crescerem na cor normal.

    Muito obrigada,

  7. Adeline disse:

    Boa tarde.
    E sobre a técnica de finalização loc (líquido, óleo,creme)o que me dizem,há perigo de óleos vegetais serem usados na finalização do cabelo e expostos ao sol ou luz direta queimarem os cabelos?

  8. thuaneth55 disse:

    Obrigada pela dica UCPE, eu não conhecia. Tinha parado de fazer umectação porque eu não achava um bom resultado quando tirava o óleo com shampoo. As vezes parecia ate que o cabelo estava mais ressecado.
    Agora estou ansiosa para testar essa técnica :D

  9. vitor disse:

    ola , os oleos que aparecem “uso cosmetico e alimenticio” pode ser usado na comida ou tem que passar por algum processo de filtragem ate chegar no consumidor final

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Vitor!
      Não é necessário passar por nenhum processo, os que possuem essa informação na descrição podem sim ser usados diretamente para ambos os fins. :)
      Obrigada pelo contato!

Deixe seu comentário

PRÉ BLACK FRIDAY

10% DE DESCONTO

Use o cupom PREBLACKFRIDAY e ganhe 10% de desconto no boleto bancário, de 18 a 22/11!
APROVEITAR
*Válido apenas na loja online.
close-link
X
Open chat
1
Olá! :D
Podemos te ajudar em algo?
Powered by