Óleos Essenciais na Gravidez: O que evitar!

óleos essenciais na gravidez

Olá pessoal! Tudo bem? ❤

Hoje trazemos mais um assunto muito interessante e pedido aqui no site: o uso dos Óleos Essenciais na Gravidez.
Como já sabemos, os Óleos Essenciais são produtos naturais extremamente concentrados, uma gota deles pode chegar a ter o equivalente a 20 xícaras de chá da matéria prima (planta, flor, etc). Saiba mais sobre óleos essenciais no nosso primeiro post do Blog da Flora!

Mas porque alguns óleos não podem ser usados na gravidez?

Existem óleos essenciais que pelo poder da matéria prima e por seu alto nível de concentração, podem causar contrações no útero, alteração da pressão, indução da menstruação, entre outras complicações que devem ser evitadas na gestação.
Abaixo faremos uma relação dos óleos essenciais que devem ser evitados mas é importante sempre procurar acompanhamento médico!

Óleos Essenciais na Gravidez!

Abaixo segue a lista dos Óleos Essenciais que não devem ser usados durante a gestação:

Óleo Essencial de Alecrim
Óleo Essencial de Anis
Óleo Essencial de Artemísia
Óleo Essencial de Basilicão (Manjericão)
Óleo Essencial de Bergamota
Óleo Essencial de Canela
Óleo Essencial de Cedro
Óleo Essencial de Cravo
Óleo Essencial de Citronela
Óleo Essencial de Eucalipto
Óleo Essencial de Jasmim
Óleo Essencial de Lavanda Francesa
Óleo Essencial de Limão Siciliano
Óleo Essencial de Manjerona
Óleo Essencial de Menta Piperita
Óleo Essencial de Mirra
Óleo Essencial de Palmarosa
Óleo Essencial de Rosa Marrocos
Óleo Essencial de Ylang Ylang

Óleo Vegetal de Rícino:
Há informações que o óleo de rícino também pode causar contrações uterinas, por isso não recomendamos seu uso por mulheres grávidas. As informações geralmente são referentes a ingestão do óleo, porém é importante evitar o uso desse óleo se você estiver grávida.

Vale ressaltar que essas são informações que encontramos em nossas pesquisas e que também são dadas pelos fabricantes de óleos essenciais, mas é sempre importante procurar um profissional para ter certeza de qual produto pode ser utilizado.

Essas são as nossas sugestões para as futuras mamães! E, é claro, muito boa sorte nessa jornada! Se tiverem alguma dúvida ou sugestão, deixem pra gente nos comentários!

Um beijo e até o próximo post!

10 thoughts on “Óleos Essenciais na Gravidez: O que evitar!

  1. Gisele disse:

    tomo duas gotas de oleo de copaiba ao dia pra tratar infeccao urinaria e calculo renais descobri gravidez essa semana devo parar com meu tratamento??

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Rozirene! Você pode usar qualquer um que não esteja indicado para ser evitado durante a gravidez. Depende do seu gosto, necessidade, qual finalidade busca. Não há uma regra de qual deve ser usado.

  2. Mariana disse:

    Concordo com o comentário de cima. Estou iniciando o 2º trimestre e estou doida pra usar tea tree(melaleuca) que já usava antes (sempre uso externo) mas não acho em lugar nenhum dizendo que é seguro e médicos em geral desconhecem OE.

Deixe seu comentário

X