O Poder dos Óleos Essenciais e suas Formas de Uso

O Poder dos Óleos Essenciais e suas Formas de Uso

Olá pessoal! Como passaram a semana? Ansiosos para o post de hoje?

Semana passada falamos sobre Óleos Vegetais, explicamos sobre as formas de extração, como usar, e algumas outras informações importantes. Hoje vamos falar de outro assunto muito maravilhoso e cheiroso: Óleos essenciais!

O Óleo Essencial é um extrato natural superconcentrado, extraído principalmente por método de destilação a vapor ou por prensagem a frio das flores, plantas, frutas.
Possuem propriedades terapêuticas e diversos benefícios para a saúde devido a sua alta concentração de matéria-prima, sendo que cada gota dele tem o equivalente a 20-24 xícaras de chá da planta e por isso, ao contrário de óleos vegetais, não podem ser usados puros diretamente na pele. Podem ser usados na aromaterapia em difusores pessoais, de ambiente e diluídos em óleos vegetais para massagem e também em cosméticos, shampoos, cremes, hidratantes, entre outros produtos. São totalmente naturais, sem corantes e sem quaisquer aditivos químicos.

Algumas recomendações de dosagem:
Na Aromaterapia: Pode ser utilizado junto com aromatizadores de ambiente, difusores pessoais, massagens, entre outros.
Aromatizadores de ambiente: 5 a 8 gotas.
Difusor pessoal: 1 gota.
Massagem: 10 a 20 gotas em 100ml de óleo vegetal.
Escalda-Pés: 10 gotas para 5 litros de água quente a morna.

Com Cosméticos: Pode ser utilizado junto com qualquer creme cosmético, seja shampoo, condicionador, entre outros. Acrescente 1ml a 4ml para cada 100ml do creme escolhido, podendo colocar menos, caso o cheiro fique muito forte. Nunca coloque mais de 4ml.
*1ml = 20 gotas (aproximadamente)

Óleo Essencial x Essência: Qual a diferença?

Muitas pessoas confundem eles com essências, o óleo essencial pode ser usado como uma essência natural, porém suas formas de obtenção e propriedades são completamente diferentes, e abaixo vamos explicar um pouquinho melhor sobre isso.

A essência é um produto sintético, elaborada em laboratório e que imita o natural, visando somente a fragrância. Servem apenas para perfumar ambientes, não tem efeitos terapêuticos e não oferecem nenhum benefício à saúde. Além disso, as essências podem conter corantes, fixadores artificiais ou outros ingredientes químicos em sua composição, podendo causar mal-estar e irritações na pele à longo prazo.

Já o óleo essencial é totalmente natural, e além do cheiro, trazem inúmeros benefícios a saúde, como explicamos lá em cima.

Como identificar um Óleo Essencial?

É importante se atentar para as características de cada produto para não comprar gato por lebre! As principais diferenças são:

  • Valor

Os óleos essenciais têm uma grande diversidade nos preços. Por serem totalmente naturais e extraídos de plantas, cada um tem uma faixa de preço. O de Rosas e o de Jasmim estão entre os mais caros devido à dificuldade na extração, importação e etc. Já as essências, são bem mais baratas (em média 10 reais em quantidades maiores) e não tem muita diferença de preço de acordo com a matéria-prima.

  • Embalagem

A embalagem de qualquer óleo essencial deve sempre ser de vidro. Por ser muito concentrado ele pode danificar e até corroer uma embalagem de plástico. Além disso, é importante que a embalagem seja escura, de preferência âmbar, para proteger o óleo de luz excessiva, preservando suas propriedades. No caso das essências não existe essa preocupação e muitas são vendidas em frascos plásticos de diversas cores.

Na Flora Fiora só vendemos óleos essenciais 100% puros e naturais! Assim como os óleos vegetais, cada um tem propriedades diferentes e na descrição de cada produto você encontra o método de extração, propriedades, recomendações de dosagem e mais informações para te ajudar a escolher o melhor para você!

Conheça toda nossa linha de Óleos Essenciais!

É isso aí! Na próxima semana voltamos com mais um post.
Comentem aqui embaixo o que acharam, sugiram os temas que vocês gostariam de ver por aqui e até semana que vem!

Beijos!

24 thoughts on “O Poder dos Óleos Essenciais e suas Formas de Uso

  1. Maria Paula Sponchiado disse:

    Olá, tudo bem?
    Trabalho com cosméticos há bastante tempo, mas sempre utilizei essências sintéticas. Estou começando a usar óleos essenciais e minha dúvida é quanto a dosagem. Falaram-me que eu deveria usar no maximo 0,4% em loções e em desodorantes até menos. Aqui entendi que o máximo seria 4%. É isso mesmo? Qual informação é a correta?
    E em perfumes, qual seria a dosagem?
    Obrigada

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Maria Paula, tudo bem? A informação correta é dosagem máxima de 4%, seja qual for a finalidade! Temos um artigo aqui no blog falando sobre isso, dá uma olhadinha!

  2. Amanda disse:

    Olá boa tarde,estou com problemas de acne e estou pensando em comprar óleo de melancia e outro produtinhos para ajudar como coadjuvante ao tratamento como em máscaras e etc.Posso usá-los com argila verde ou branca.Quantas gotas de óleo é necessário pra misturar às máscaras faciais?Aguardo retorno e obrigada!!!

  3. Jande Rocha disse:

    Boa noite, gostaria de um óleo de banho, que fosse hidratante e não deixasse a pele gordurosa, estava pensando em fazer um óleo de rosa mosqueta+óleo de cereja + óleo de Semente de uva (essa mistura parece ótima), porém gostaria que esse óleo tivesse um cheiro cítrico, que lembre tangerina ou laranja. Vocês tem como me ajudar a fazer esse óleo? Gostaria de saber o que vou precisar, as proporções que vou usar e modo de prepraro.
    Desde já agradeço muito e fico no aguardo de sua resposta.

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Jande!
      Os óleos vegetais você pode utilizar na proporção que preferir, não há dosagem correta! Você pode, por exemplo, usar 10ml de cada óleo vegetal, mais 10 gotas de óleo essencial de laranja doce, bergamota ou mandarina, que tem aroma parecidos com os que você mencionou!

  4. Bianca Cerri disse:

    Olá, estou com uma dúvida!! No post, há a informação de que os óleos essenciais só podem ser armazenados em vidro âmbar. Mas os produtos que comprei, assim como todos os frascos que vi na loja são de plástico âmbar.

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Bianca! Os óleos essenciais só podem ser armazenados em vidro âmbar, e todos os nossos óleos essenciais são vendidos em vidro âmbar, apenas os outros produtos são em PET âmbar.

  5. Célia Cristina Alves Lourenzon disse:

    Ola,gostaria de saber se os óleos essenciais,podem ser adicionado no chá para combater gripes,tosse e resfriados.

  6. Vanessa Fernandes Pinheiro disse:

    Olá. Adicionando óleo essencial de limão a um produto pra pele tem restrições quanto a exposição ao sol? E o óleo essencial de grapefruit tbm tem alguma restrição? Gostaria tbm de saber se há restrições ao adicionar óleos essenciais a batons? Li em outro post que vcs pretendem vender as embalagens de batons, existe previsão? Estou querendo fazer vários produtos naturais e desde já agradeço ao blog por estar tirando várias dúvidas. Parabéns pelo trabalho. ^^

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Vanessa,
      Todos esses óleos que você citou são fotossensíveis, na descrição dos produtos há essa indicação, deve-se evitar a exposição ao sol após seu uso.
      Nos batons segue-se a mesma dosagem recomendada que em qualquer produto, você deve usar os óleos essenciais na dosagem de 4% (até 4ml para 100ml de mistura). As embalagens devem chegar até o final desse mês. Obrigada pelo feedback e qualquer outra dúvida estamos ai! Espero ter ajudado :)

  7. Monica disse:

    Oi, eu gostaria de colocar o óleo de melaleuca em um shampoo 100ml, só que achei muita coisa a sugestão que vocês oferecem. Seria, no mínimo, 1 ml (20 gotas) pra cada 100ml de shampoo? Eu estava colocando em média 5% de óleo, exemplo: em 100ml de shampoo colocava 5 gotas, assim é pouco?

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Monica! Você pode colocar o quanto quiser, no Shampoo 100ml recomendamos até 15 gotas, até isso você pode colocar quanto preferir, até menos se desejar :)

  8. Rosana disse:

    Antes de conhecer a diferença entre essência e óleo essencial, comprei algumas essências, mas não consegui utilizar, pois apesar da fragrância agradável, dá uma sensação de ressecamento interno das vias respiratórias. Com o óleo essencial não tive problemas, muito pelo contrário, a sensação é muito agradável, proporcionando equilíbrio e harmonia interior.

    Conheci o site Flora Fiora no mês passado ao procurar óleos vegetais, já fiz minha primeira compra e estou muito satisfeita com os produtos e com os objetivos da empresa, de oferecer produtos 100% naturais, livres de parabenos, óleos minerais e outros produtos químicos que tanto mal fazem à saúde como um todo.

    Se quiserem conhecer meu blog, Simplicidade e Harmonia, o link está no meu nome.

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Rosana, muito obrigada por seus feedbacks! Ficamos muito felizes que você tenha gostado dos produtos e do nosso Blog! Um abraço de todas da equipe Flora Fiora <3

Deixe seu comentário

LIQUIDA FLORA FIORA

Produtos com até 50% DE DESCONTO!
Apenas até 22 de setembro, faltam apenas:
QUERO APROVEITAR!
close-link
1
Olá! :D
Podemos te ajudar em algo?
Powered by
X