Manteigas Vegetais: Como usar nos Cabelos e Pele.

Manteigas Vegetais

Olá pessoal, tudo bem?

No post de hoje vocês vão conhecer melhor nossas Manteigas Vegetais e suas funcionalidades nos cabelos e na pele.

Como vimos na semana passada, no post sobre Cronograma Capilar, as manteigas fazem parte da etapa de Nutrição. Nos cabelos elas tem o poder de nutrir os fios, porém cada uma tem propriedades diferentes. Na pele elas são extremamente hidratantes, podendo ser usadas puras ou para elaborar cosméticos naturais.

Principais Manteigas Vegetais:

PROPRIEDADES NA PELE NO CABELO
Manteiga de Abacate Auxilia no tratamento de rugas e estrias. Estimula a síntese de colágeno, aumenta a quantidade de colágeno solúvel na derme, o que retarda a formação de marcas na pele. Ótima espalhabilidade, melhorando a penteabilidade dos cabelos.
Manteiga de Cacau Um excelente hidratante, é facilmente absorvida pela pele, atingindo as camadas mais profundas, tornando-a mais suave. Utilizada em casos de queimaduras, ressecamento labial, rachaduras no seio em função da amamentação, processos de cicatrização, e para diminuir manchas no rosto. Regenera a fibra capilar deixado-a macia e maleável.
Manteiga de Cupuaçu Tem poder cicatrizante, anti-inflamatório e hidratante. É um excelente emoliente e lubrificante, proporcionando toque agradável, maciez e suavidade aos cabelos.
Manteiga de Karité Atua como um filtro solar natural, tem propriedades antioxidantes, previne contra o ressecamento, proporciona um toque aveludado e uma agradável sensação de emoliência à pele. É um revitalizante eficaz e totalmente natural, proporcionando brilho, flexibilidade e maciez, além de protegê-los contra a radiação solar.
Manteiga de Manga Favorece a cicatrização de feridas e grande atividade regenerativa. Auxilia na diminuição de sinais de envelhecimento e no desaparecimento de linhas de expressão e rugas suaves. Ajuda a reparar a pele danificada pelo sol, pequenas cicatrizes de acne ou a suavizar as estrias. Umectante e protetora, ajuda no controle do frizz nos cabelos.
Manteiga de Murumuru Possibilita a recuperação da umidade e elasticidade natural da pele. Contribui para deixar a pele macia e com suavidade. Forma uma poderosa camada protetora nos cabelos, evitando a perda da água dos fios. Restaura a estrutura hidrolipídica dos cabelos, deixando-os macios, leves e protegidos contra os agentes externos.
Manteiga de Ucuúba Tem ação antiinflamatória, cicatrizante, revitalizante e antisséptica. Da um toque de maciez à pele além de ser utilizado popularmente como rejuvenescedor. Excelente na cicatrização de cortes em locais que não existe condições de sutura, clareia e tira manchas da pele. A seiva da ucuúba pode ser utilizada para queda de cabelos.

Como usar as Manteigas Vegetais?

Nos Cabelos: No tratamento capilar, podem ser usadas da mesma forma que os óleos vegetais, na etapa de Nutrição. A maior diferença entre os óleos vegetais e as manteigas é a densidade, as manteigas são mais sólidas e possuem mais gordura, portanto, são mais pesadas que os óleos e muitas vezes melhor absorvidas. Você pode passar as manteigas puras nos cabelos ou misturando com algum creme de sua preferência, mas como são mais pesadas, não devem ser utilizadas em grandes quantidades para facilitar a lavagem dos cabelos depois.

No corpo: Podem ser usadas puras direto na pele ou nos lábios, ou misturadas em cremes, loções e afins. Podem ser combinadas com óleos vegetais e diferentes manteigas para elaboração de um hidratante natural.

Uso alimentício: As manteigas Flora Fiora, por serem 100% puras, podem ser usadas também para fins alimentícios. Nesses casos recomendamos a consulta a um especialista para saber como melhor utiliza-las.

Agora que você já conhece as Manteigas e as propriedades de cada uma, pode escolher as melhores para suas necessidades, mistura-las e até criar novos cosméticos naturais com outros produtos. Algumas são bem mais consistentes, como Cacau e Cupuaçu, todas nossas manteigas acompanham uma espátula de plástico para auxiliar o manuseio. Se desejar, você pode derrete-las em banho maria para facilitar também.

Saiba tudo sobre cada uma de nossas Manteigas Vegetais em nosso canal:

Tem alguma sugestão de tema que gostaria de ver aqui no blog? Escreva para a gente nos comentários!
Beijos e até semana que vem!

26 thoughts on “Manteigas Vegetais: Como usar nos Cabelos e Pele.

  1. thayane_franklin disse:

    Boa noite! Comprei o creme base para cabelo e a manteiga de ucuúba. Pensei em misturar os dois para fazer um creme de hidratação. Caso eu queira adicionar algum óleo essencial, qual a medida? Eu costumo fazer chá de hibisco e coloco nas minhas hidratações. É recomendado usar chás nesse creme base?

  2. Marina Gomes Gutierrez disse:

    Olá, gosto muito da Manteiga de Ucuuba e queria saber se ela derrete fácil ou não, pois quero fazer um desodorante e preciso que seja uma mais firme.

  3. fabianamarias disse:

    Bom dia! Estou amando o Blog. Gostaria de saber se posso substituir o creme capilar pelas manteigas no preparo de creme de hidratação, nutrição e reconstrução. E os produtos contém parabenos? Sei que não contém petrolatos, mas tenho dúvidas se é a mesma coisa. Abraços. Fabiana

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Fabiana!
      Pode substituir sim, porém, lembre-se que a manteiga por ser um produto 100% puro, pode acabar deixando o cabelo pesado, então recomendo que ao passar puro no cabelo, utilize em pequenas quantidades para facilitar na hora de tirar o excesso! ;)
      Nossas bases cosméticas não possuem petrolatos e nem parabenos!
      Para esclarecer as suas dúvidas, petrolatos e parabenos são duas coisas diferentes, os produtos que possuem petrolatos, são produtos que tem derivados do petróleo, como a parafina líquida, vaselina etc..
      Já os produtos que possuem parabenos, são conservantes sintéticos, utilizado para dar uma vida longa útil a produtos cosméticos, esperamos ter lhe ajudado!
      Abraços <3

  4. Mirian Castilho disse:

    Queria fazer condicionador… Dá certo com manteiga? Para usar dia sim, dia não qual seria indicado? Ou dá certo óleos vegetais e vinagre Como condicionador?

  5. Cristiane disse:

    Oi adoro receitinhas naturais de beleza vi na Internet uma receita de creme hidratante que leva: Manteigas de cacau e karite , óleo de coco e óleo de amêndoas. Essa receita pode ser usada na pele e cabelos? O que posso acrescentar ou mudar para melhorar pois quero um creme pra usar tanto nos cabelos como na pele, obrigada! ( ah ia me esquecendo 100gr das Manteigas e 100ml dos oleos)

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Oi Cristiane! Com esses ingredientes a receita é perfeita para usar na pele e nos cabelos :) todos os produtos que vão na receita podem ser usados puros em ambos.

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Oi Mara! As mais molinhas são de Manga, Murumuru e Abacate.
      As mais indicadas para peles e cabelos oleosos são Karité e Manga.

  6. Rosana disse:

    Eu não tinha ideia da importância e da versatilidade das manteigas vegetais. Esse item já está na minha lista da próxima compra na Flora Fiora.
    Gostei por serem indicadas também para consumo, por serem 100% puras.

  7. Giselda Hercks Gaban disse:

    Parabéns pelo excelente esclarecimento sobre os produtos Flora fiora. As pessoas que não os conhecem, não sabem o que estão perdendo. P nós que já conhecemos e usamos, ótimas dicas!

Deixe seu comentário

LIQUIDA FLORA FIORA

Produtos com até 50% DE DESCONTO!
Apenas até 22 de setembro, faltam apenas:
QUERO APROVEITAR!
close-link
1
Olá! :D
Podemos te ajudar em algo?
Powered by
X