Guia da Pele Oleosa: Produtos Comedogênicos e Não Comedogênicos!

comedogênicos

Olá pessoal, tudo bem?

Estão gostando dos posts do Blog? Estamos tentando atender todas as sugestões aos poucos!
Hoje, depois de muito tempo pesquisando, vamos falar sobre um assunto muito interessante no mundo dos produtos e cosméticos naturais: Os Comedogênicos!

É um tema essencial para todos que utilizam produtos naturais, mas principalmente, se você tem Pele Oleosa, esse post é importante pra você!

O que são Comedogênicos?

Um produto ser comedogênico significa que ele causa a obstrução dos poros e assim, aumenta as chances de cravos e espinhas, logo, os produtos não-comedogênicos são aqueles que não bloqueiam os poros e podem ser usados tranquilamente em peles oleosas. Sendo assim, para peles com acne e oleosas, os comedogênicos devem ser evitados sempre!

Existem diversas tabelas de produtos comedogênicos, grande parte dos materiais de pesquisa está em inglês e usam uma tabela de níveis de 0 a 5 sendo 0 para produtos que não entopem os poros e 5 os produtos com alto fator comedogênico. Os produtos de até nível 2 (Moderadamente Baixo) são considerados não-comedogênicos e seguros para uso em peles oleosas. Segue nossa tabela dos Óleos Vegetais e Manteigas Vegetais.

Tabela de Comedogênicos

0 – Não causa obstrução dos poros
1 – Baixo nível
2 – Moderadamente baixo
3 – Moderado
4 – Razoavelmente Alto
5 – Alto

Óleo de Argan – 0
Óleo de Cártamo – 0
Manteiga de Karité – 0
Óleo de Calêndula – 1
Óleo de Rosa Mosqueta – 1
Óleo de Rícino – 1
Cera de Candelila – 1
Cera de Carnaúba – 1
Óleo de Maracujá – 1-2
Óleo de Castanha do Pará – 2
Óleo de Cereja – 2
Manteiga de Manga – 2
Óleo de Manga – 2
Óleo de Amêndoas – 2
Óleo de Damasco – 2
Óleo de Cânfora – 2
Óleo de Prímula – 2
Óleo de Semente de Uva – 2
Óleo de Jojoba – 2
Óleo de Oliva – 2
Óleo de Girassol – 2

Óleo de Gergelim – 2-3
Óleo de Abacate – 2-3
Óleo de Macadâmia – 2-3
Óleo de Cenoura – 3-4
Manteiga de Cacau – 4
Óleo de Coco – 4
Óleo de Palma – 4
Óleo de Gérmen de Trigo – 4-5

Ainda não é uma tabela completa de todos os nossos Óleos e Manteigas disponíveis mas já da pra ter uma ideia do que evitar e do que é seguro usar se seu tipo de pele for oleosa ou com acne. Abaixo deixaremos todo o material de pesquisa utilizado.

Então se você tem a pele oleosa evite os produtos com nível 3 a 5 e procure utilizar os Óleos e Manteigas indicados até o nível 2 como o Óleo de Argan, Manteiga de Karité, Óleo de Rosa Mosqueta e assim por diante ou utilize os produtos que você já testou e sabe que funcionam em seu tipo de pele. Essa tabela é como um guia para auxiliar na escolha dos produtos, porém os resultados podem variar de pessoa pra pessoa e é sempre indicado que façam testes, escolham de acordo com as propriedades que mais atendem suas necessidades e ver quais produtos funcionam melhor pra cada um!

Quer saber mais? Dá uma olhadinha no nosso vídeo sobre os produtos comedogênicos no nosso canal!

Esperamos que o post te ajude na escolha dos seus produtos! Caso tenham dúvidas deixem pra gente nos comentários!
Beijos e até semana que vem!

Fontes de Pesquisa:
https://www.beneficialbotanicals.com/
https://thebestorganicskincare.com/
http://www.holistichealthherbalist.com/complete-list-of-comedogenic-oils/
Livro: Guia Completo da Beleza Feita em Casa

45 thoughts on “Guia da Pele Oleosa: Produtos Comedogênicos e Não Comedogênicos!

  1. Rene disse:

    O oleo de ricino obstrui os poros do couro cabeludo no caso de umectacao? Mesmo sendo puro? O mesmo vale pro oleo de coco extravirgem? Sou homem fiz algumas vezes umectacao com ambos os oleos, mas tenho receio de ocorrer obstrucao dos poros, e, assim, prejudicando o crescimento dos fios

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Rene, o ideal é que não se faça uma umectação com tanta frequência, pois são óleos pesados e o uso em excesso do mesmo e puro no couro cabeludo, pode ocorrer a obstrução dos póros sim, recomendamos além da umectação intercalada, coloque uma pequena quantidade do óleo vegetal misturado com seu shampoo, assim não há uma necessidade tão grande de fazer umectação no couro cabeludo com frequência.
      Lembrando que o óleo vegetal não possui uma dosagem recomendada a seguir, mas que o excesso pode ocorrer um efeito indesejado. ;)

  2. Gabrielle Leite Rocha disse:

    Então qual é a melhor base para sinergia para aplicar diretamente na pele acneica e sensível? Argan, babosa, jojoba? Fiquei meio perdida rs
    (Tô AMANDO o blog e as receitinhas de vocês!)

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Gabrielle!
      Cada óleo vegetal responde de maneira diferente de pele para pele.
      Mas essa combinação seria ótima para uma pele acneica e sensível, pois o argan é rico em vitaminas, o babo é cicatrizante e anti-inflamatório e por fim o jojoba ajuda a controlar a oleosidade da pele. ;)
      (Ficamos felizes em saber que você esta gostando das nossas dicas <3 )

  3. Priscila Amorim disse:

    adianta passar um óleo de argan que é zero comedogenico antes de aplicar base de maquiagem na pele, q é comedogenica nível 4? pensei em passar o óleo de argan pra ver se protege da maquiagem, oq acha?

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Priscila, nunca fizemos esse teste, acredito que o argan perderia a função de zero comedogênico se a base é comedogênica nível.

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Sonia, não recomendamos o uso da manteiga de karite nesse caso, pois a manteiga de karite é pesada e pode acabar deixando a pele mais oleosa, no caso lhe indicaria o uso da manteiga de manga ou abacate, pois elas possuem um toque mais seco a pele. ;)

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Oi Elaine, essa informação é de óleos vegetais e manteigas, o Óleo de Melaleuca é óleo essencial, então não tem esse problema, inclusive é ótimo para peles oleosas.

  4. Jande Rocha disse:

    Para crianças seria para usar em cotonete para tirar algumas crostas de caspa que se acumulam algumas vezes na parte interna da orelhinha e algumas vezes na cabeça do bb. Bem como para hidratar a pele do bb, pois em lugares muito quentes como em Manaus, a pele fica desidratada com muita facilidade, pois a pele do bb perde água com mais rapidez.

    Já no meu caso, que tiro maquiagem com óleo, qualquer óleo vegetal é adequado? Pergunto pq tenho a pele bastante oleosa.

    Desde já agradeço muito o esclarecimento de vcs, tô adorando blog, já estou inscrita no canal e estou esperando ansiosa por uma receita de creme para a área dos olhos rsrsrsrs.

    Bjus equipe! Fico no aguardo da resposta.

  5. Jande Rocha disse:

    Boa tarde, tenho algumas dúvidas e gostaria de tirá-las com vcs que entendem do assunto. Vamos lá, atualmente uso um óleo infantil para retirar maquiagem, retira super bem, mas lendo a fórmula, li que ele possue parafina líquida, óleo mineral entre outros derivados de petróleo. Minha pergunta é, isso faz mal para a pele? Pois é um produto infantil e fiquei assustada com a quantidade de produtos derivados do petróleo. Que óleo vcs indicariam para crianças? e para tirar maquiagem?

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Oi Jande! Sim, derivados de petróleo, parafina e afins podem ser nocivos para pele assim como são para o cabelo. Eles também acumulam substâncias na pele e impedem que outros produtos penetrem e assim tratem a pele, dificultando que os produtos ajam. Para tirar a maquiagem você pode usar basicamente qualquer óleo vegetal! Existe um método de limpeza com óleos que consiste em colocar o óleo vegetal na pele e massagear, com a pele suja ou maquiada mesmo, depois retirar gentilmente utilizando uma toalha macia molhada com água morna. Esse processo limpa, nutre e promove uma leve esfoliação. Você também pode usar um óleo vegetal com algodão para tirar a maquiagem, funciona muito bem! O óleo pode ser escolhido de acordo com suas propriedades que mais tem a ver com o que você deseja. Para crianças já são sei indicar, para qual função seria?

  6. Amanda disse:

    Ei bom dia! será que no desodorante com o óleo de coco, os poros das axilas não se entopem? e outra dúvida, ele não acelera o crescimento dos pelos? eu uso esse no rosto e corpo e inclusive passo para a função de desodorizar, misturei com OE de rosa de damasco, mas ainda estou em teste, por enquanto tudo bem, como minha pele é oleosa faço testes e como o de coco é mais acessível acabo usando, mas fiquei preocupada com a tabela. O que me sugere? Uva ou Jojoba? Grata, abraço!

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Oi Amanda, em algumas pessoas o óleo de coco pode ter essa reação sim, em outras não tem, ele é um mistério pois algumas pessoas tem pele oleosa e não notam nenhum problema com seu uso. Ele não acelera o crescimento de pelos não. Quanto a oleosidade você pode fazer um desodorante sem óleos vegetais também se preferir, usando óleos essenciais, leite de magnésia e água. Ai fica um spray leve que não entope os poros.

  7. dm.danyella disse:

    Óleos vegetais 100% puros não causam obstrução dos poros,nenhum deles.O que pode acontecer é a pele ter uma reação diferente dependendo do óleo,o recomendado é de duas a três gotas no rosto.

    • Rene disse:

      Ja li sobre isso tbm! Uso oleos de ricino e coco para umectacao capilar, ambos puro e extravirgem, respectivamente. Sou homem e tenho receio de que ocorra a tal obstrucao.
      Desculpa, mas com que prioridade vc afirma que nao acontece a obstrucao? (A nivel de conhecimento e para nivelar, por exemplo, o uso no couro cabeludo, rsrs)
      Obrigado!

      • Equipe Flora Fiora disse:

        Olá Rene,
        Isso varia muito de pele pra pele, o óleo vegetal não há uma dosagem exata a ser recomendada, a menos que seja recomendado por um dermatologista ou profissional da área qualificado, por esse motivo, não tenho como lhe informar qual a quantidade exata e quantidade de uso você poderá usar para que não haja obstrução dos póros.
        O ideal é que se faça a umectação 1x na semana. ;)

      • janine disse:

        Olá, achei estranho o nível 2 para o óleo de jojoba, pois ele tem uma composição bem diferente dos outros óleos vegetais e a indicação é justamente para limpar e desobstruir poros entupidos, inclusive para o couro cabeludo. Achei que era nível 0….

        • Equipe Flora Fiora disse:

          Olá Janine!
          O Nível 2 do óleo de Jojoba foi o que encontramos em mais de um estudo sobre Óleos Vegetais, até onde conseguimos encontrar a informação é esta mesmo. Mas o nível 2 ainda é indicado e seguro para peles oleosas. Inclusive é sabido que o Óleo de Jojoba é um poderoso óleo para controle de oleosidade da pele e cabelos, então pode usar sem problemas.

  8. Marise Brostel disse:

    Olá! Adorei o Post! Queria muito usar o óleo de Buriti no rosto, mas tenho a pele oleosa na zona T. Este óleo é não-comedogênico? Vcs recomendam?

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Marise! Não temos informações sobre a comedogenicidade desse óleo, você pode testar usá-lo e se tiver problemas com oleosidade seguir a recomendação da nosso lista.

  9. rosangeladboliveira disse:

    Boa noite.O extrato glicólico de germe de trigo pode ser usado no creme facial para peles com acne?
    E quanto eu posso colocar? Obrigada.

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Oi Luciana!
      Encontramos informações seguras apenas destes óleos e manteigas no momento, vamos atualizando quando encontrarmos mais informações!

  10. Janaina disse:

    Amei o post. Tenho pele oleosa na zona T, e no frio o restante fica bem ressecado. Eu me entupia de óleo de coco como se não houvesse amanhã. Resultado: cada vez mais espinhas :-( Vou tomar muuuuuuuuuito mais cuidado agora ;-)

  11. Suelyn disse:

    Bom dia! adorei o post !
    Essa semana mesmo estava pesquisando sobre isso e não obtive muita resposta .. inclusive estava usando o óleo de coco e minha pele é oleosa e acneica.. já vou para rs
    tenho óleo de rosa mosqueta em casa (comprei no site de vocês) e vocês acham qe seria uma boa opção para passar a noite no rosto? inclusive em cima das acnes? é aconselhável ? espero que possam tirar minha dúvida!
    Obrigada beijos

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Oi Suelyn!
      O nível dele é baixo e é um óleo bem legal pro rosto por ajudar a tirar manchas e ser rejuvenescedor. Mas é legal você testar e ver o efeito que vai ter na sua pele de qualquer forma :)

  12. Evelin disse:

    Nossa adorei o post! Tenho a pele do rosto oleosa e vou prestar atenção na hora de adquirir os óleos para o creme de rosto, pois como vocês deram mais de um tipo como sugestão vou prestar atenção nos que não são comedogênicos. Só não comprei os ingredientes para fazer meu creme natural pq estou terminando uns que já tinha. Mas em relação a pele do corpo eu posso usar Manteigas e óleos com nível mais alto?

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Oi Evelin!
      Para o corpo tem pessoas que tem problema de acne em todo o corpo e não podem usar nada com nível alto nem no corpo que já tem problemas com a acne. Se esse não for seu caso e você tiver a pele no resto do corpo não tão oleosa, pode usar tranquilo, inclusive em áreas mais ressecadas não tem problema nenhum.

    • Arinalva disse:

      Eu fiz uma manteiga corporal com karité, cupuaçu e alguns óleos (rícino, coco) e não me deu, mas a quantidade aplicada no corpo é pequena, já que é super potente

Deixe seu comentário

X