Fotossensíveis: quais são os óleos e quais cuidados tomar!

Fotossensíveis: quais são os óleos e quais cuidados tomar!

Olá florinhas do Brasil, tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar de um assunto importante na hora de utilizar óleos essenciais e vegetais, mas antes queremos fazer um convite principalmente para o pessoal de São Paulo ou quem estiver passando por aqui no final de semana:

No próximo domingo, dia 24/03, estaremos realizando mais um workshop com materiais inclusos para ensinar a fazer 3 perfumes com receitas exclusivas elaboradas justamente para o dia do curso! 💚 ⠀

O workshop rolará na loja Zôdio que é parceira da Flora Fiora, ou seja, após o curso ainda rola de conferir nossos produtinhos e fazer umas comprinhas. Para mais informações, clique aqui e coooorre para se inscrever, pois são poucas vagas disponíveis!

Não vai conseguir participar desse workshop? Participe do próximo no dia 31/03 e nos acompanhe no Instagram e Facebook para saber sobre os outros workshops que rolarão!

Agora, vamos ao assunto de hoje? Hoje vamos falar sobre óleos fotossensíveis, quais são e quais os cuidados que devem ser tomados ao utilizá-los!

Primeiro, vamos entender o que são óleos fotossensíveis

Muitas pessoas acham que por estarmos lidando com produtos naturais não há como ter nenhum tipo de risco à saúde (mais pra frente vamos falar sobre isso), entretanto deve sim haver um cuidado. Por definição, fotossensibilidade é o quanto um objeto reage ao receber a estimulação de fótons da luz, ou seja, nos óleos essa reação pode ocasionar queimaduras severas na pele.

Por isso, sempre que postamos alguma receita, tanto em nosso canal no YouTube ou nas nossas redes sociais, alertamos se na receita há algum óleo fotossensível, pois eles realmente podem causar esse tipo de problema, caso não sejam utilizados corretamente.

Certo Flora, mas quais óleos são esses?

Dos óleos que estão disponíveis na Flora Fiora, esses são os óleos fotossensíveis:

*Lemongrass e Citronela há artigos que indicam ou não fotossensibilidade, por via das dúvidas, melhor não arriscar! 😉

Então não devo usar nunca esses óleos essenciais Flora?

Os óleos essenciais fotossensíveis podem sim ser utilizados, mas algumas precauções devem ser tomadas como:

  • Não utilizar o óleo (mesmo que misturado em creme ou outro óleo vegetal) em exposição ao sol;
  • Utilizar o óleo sempre durante a noite e retirar pela manhã com água e sabonete;
  • Seguir as dosagens corretas (isso serve para todos os óleos);
  • Aplicar todos os dias protetor solar (essa dica vale sempre!!!).

Outra dica importante é a forma de armazenagem desses óleos em casa, sempre deixe-os em ambiente longe da luz excessiva, umidade e calor para evitar a oxidação do produto.

Bom, é isso pessoal! Vocês já sabiam dessas informações? Conhecem outros óleos essenciais fotossensíveis que não estão na lista?

Comentem aqui e digam o que estão achando dos artigos! 💚

2 thoughts on “Fotossensíveis: quais são os óleos e quais cuidados tomar!

  1. S.Regina Wolski disse:

    Usei o rosa mosqueta alguns dias sobre o sol, não sabia que era fotossensível, meu rosto esta um pouquinho vermelho. Que devo fazer??

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Regina, tudo bem? Recomendamos suspender a utilização do óleo e procurar o mais rápido possível seu dermatologista. Caso depois ocorra a liberação de utilização do óleo, sempre use durante a noite retire pela manhã!

Deixe seu comentário

X
1
Olá! :D
Podemos te ajudar em algo?
Powered by