Dicas para criar seu Creme Facial Natural!

creme facial

Olá pessoal, tudo bem?

Semana passada lançamos nossas novas bases, o Creme Corporal Neutro e o Creme Facial Neutro, ambos formulados com ingredientes vegetais, livres de silicones, sem essências, sem petrolatos e sem parabenos, deixando todo tipo de pele hidratada sem deixar oleosa.

Uma das maiores preocupações de usar Cremes Faciais é deixar a pele do rosto oleosa e pesada, por isso nos preocupamos em criar um creme que é oil free, tem toque suave e é facilmente absorvido pela pele. Assim cada pessoa pode criar seu creme de acordo com seu tipo de pele e necessidade.

Com isso, hoje vamos dar algumas dicas de como criar um creme facial ideal para você!

Creme Facial Rejuvenescedor

Principais Óleos Vegetais rejuvenescedores: Buriti (tem forte coloração portanto deve ser usado em quantidades menores em peles mais claras), Rosa Mosqueta, Pracaxi e Cereja.
Óleos Essenciais: Palmarosa, Melaleuca, Laranja Doce (é fotossensível, portanto evitar exposição ao sol após usar) e Cipreste.
Extratos Vegetais: Pepino, Sálvia, Algas Marinhas e Centella Asiática.
Aditivos: Ácido Hialurônico, Colágeno, Proteína do Trigo.

Creme Facial Para Peles Oleosas

Óleos Vegetais: Jojoba, Alecrim, Copaíba e Pimenta Rosa.
Óleos Essenciais: MelaleucaAlecrim, Cedro, Limão Siciliano e Lemongrass (ambos são fotossensíveis, portanto evitar exposição ao sol após usar).
Extratos Vegetais: Alecrim, Limão (evitar exposição ao sol).

Creme Facial Hidratante (Peles Secas e Sensíveis)

Óleos Vegetais: Manga, Cenoura, Coco, Ojon.
Óleos Essenciais: Ylang Ylang, Camomila, Lavanda, Gerânio.
Extratos Vegetais: Abacateiro, Babosa, Melissa.

Como fazer seu Creme Facial:

(Para criar seu creme facial usando o pote de 50g)
Creme Facial Neutro 50g
– 3ml do Óleo Vegetal escolhido
– 10 a 20 gotas do Óleo Essencial escolhido
– 5ml do Extrato Vegetal escolhido
– 2,5ml do Aditivo Cosmético escolhido, se houver

Lembrando que se você optar por usar 2 tipos de cada produto, divida a dosagem entre eles.
Exemplo: para usar dois tipos de Extrato Vegetal, usar 2,5ml de cada Extrato.

Misture todos os ingredientes em seu creme facial com auxílio de uma espátula ou, se preferir, use um mixer ou batedeira para deixar ainda mais homogêneo. Você pode usar o mesmo potinho do Creme Facial ou passar para outro pote, conservando a mistura longe de umidade e luz direta, usando entre 60 a 90 dias.
Você pode usar os ingredientes que preferir e não necessariamente seguir essa receita e usar todos os elementos, use a criatividade e faça do jeito que desejar! :)

Confira também no nosso canal o modo de preparo de um Creme Facial Rejuvenescedor!

E aí, gostaram das dicas? Agora vocês já podem criar um Creme Facial perfeito para seu tipo de pele! E é claro, contem pra gente, mandem fotos, vamos adorar!

Ficou alguma dúvida ou tem uma sugestão de tema que quer ver por aqui? Deixe um comentário pra gente!
Um beijo e até semana que vem com mais dicas!

102 thoughts on “Dicas para criar seu Creme Facial Natural!

  1. Magliani disse:

    Olá, boa noite.
    Já que o óleo de rosa mosqueta é fotossensível, gostaria de saber por qual outro óleo clareador posso substituí-lo para fazer o creme rejuvenescedor?
    Obrigada.

  2. Nilton Raul Correa disse:

    Boa noite.
    Comprei dois cremes faciais, colageno e acido hialuronico. Tenho 65 anos e gostaria de fazer um creme facial noturno. Quais seriam os oleos essenciais mais adequados para suavizar as rugas e dar mais firmeza para a pele e como ficaria a fórmula. Minha esposa, por outro lado tem a pele seca, neste caso, como seria a combinação dos produtos acima e os oléos essencias mais indicados para a mesma situação. Obrigado. Nilton

  3. Nilton Raul Correa disse:

    Bom dia.
    Gostaria de fazer um serum para queda de cabelo com 60ml de de OV de jojoba e com os oleos essenciais de alecrim, tomilho, cedro e hortela pimenta. É possível esta combinação. Qual seria a dosagem a ser utilizada. Obrigado. Nilton

    • Tamiris disse:

      Olá Nilton, tudo bem?
      É possível sim fazer essa combinação :)
      Sobre a dosagem dos óleos essenciais, indicamos utilizar no máximo 48 gotas de óleo essencial para 60 ml de óleo vegetal. Então no caso seria 12 gotas de cada óleo essencial ou distribuir as 48 gotas na proporção que desejar entre os quatro óleos essenciais.

  4. Caros A. disse:

    Olá!
    Percebi, usando um outro produto de outra marca, que uma certa quantidade de óxido de zinco na fórmula faz muito bem para o meu rosto.
    Poderia acrescentar nessa base neutra? Qual a quantidade recomendada em gramas?
    Grato!

  5. Adriana disse:

    Bom dia,gostaria da sua ajuda,comprei oleo de rosa mosquet,oleo de palmarosa,oleo de olibano e oleo de buriti,gostaria de saber qual a quantidade de gotas de cada um que devo acrescentar aos 30 ml do oleo de rosa mosqueta,a finalidade é clarear manchas de melasma,atenuar rugas,hidratar e etc…………….

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Andréis, tudo bem? Pode sim, lembrando sempre que produtos que tenham na composição substâncias cítricas, não podem ser utilizados em exposição ao sol.

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Os 3 óleos mais indicados para o tratamento de estrias é o Amendoas Doce, Rosa Mosqueta e Semente de Uva, além da manteiga de abacate que também é indicado para este fim.

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Tatiana, são os óleos essenciais que são utilizados para aromaterapia, o mais indicado é o de Eucalipto para o tratamento de rinite. ;)
      No momento estamos sem difusor pessoal, mas até o final deste mês teremos um novo modelo de difusor! <3

  6. Tatiana Dias disse:

    Ola, estou muito interessada!
    Tenho 36 anos e faz 2 anos que sofro tentando eliminar espinhas. Fiz uso de ácido azelan e agora estou usando Vitanol a noite. E nunca mais usei nenhum hidratante, só base c protetor. Vejo rugas aparecendo ao redor dos olhos e por vezes a pele fica muito ressecada por conta dos acidos. Gostaria de usar o rejuvenecedor, será q pode causar alguma irritacai?! E como se usa o protetor solar? Antes ou depois do hidratante???
    Tenho marcas de espinhas ainda…
    Aguardo a coisa!!!!

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Tatiana!
      No nosso site na parte de descrição do produto tem toda a informação de composição da base de creme facial, dificilmente o creme causará irritação na pele, a menos que você tenha alguma alergia a algum dos componentes.
      Eu recomendaria que você utilizasse o creme depois de aplicar o protetor solar! ;)
      Mas caso a principal função seja rejuvenescedor e tirar manchas, você iria utilizar o óleo vegetal de Rosa Mosqueta, que é fotosensível, sendo recomendado o uso somente a noite e no dia seguinte lavar o rosto para que não fique manchado. ;)

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Mayara!
      No caso você irá potencializar o efeito do creme que você já tem, mas lembrando que não é um creme totalmente neutro, podendo trazer um resultado diferente. ;)

  7. Vani Brito disse:

    Olá, eu posso substituir o extrato glicólico pelo extrato vegetal no sabonete? As propriedades medicinais são as mesmas? Qual é mais saudável? Se puder sustituir, é na.mesma quantidade?
    Obrigada.

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Vani, pode sim, a diferença do extrato glicólico pro extrato vegetal, é que o extrato glicólico ele usa como solvente o propileno glicol e o extrato vegetal é glicerina e álcool.
      Sendo o extrato vegetal melhor para pele e a dosagem recomendada permanece a mesma! ;)

  8. Amanda Baião disse:

    Olá, Flora Fiora!

    Tenho 37 anos, muitos anos de tratamento contra acne ate que usei Roacutan. Minha pele é mista, porem meu rosto tem apresentado craquelamento durante expressoes faciais. Qdo estico a pele, formam-se linhas como se estivesse extremamente ressecada.
    Pretendo fazer um creme para rejuvenescimento com pouco oleo, pois este me causa bolinhas, mas que seja hidratante e provoque o equilíbrio de minha oleosidade. Penso em usar, além de colágeno, ac hialuronico e vit E, a vit C, a e B5. Como posso fazer a inserção delas? Acha importante também o zinco?
    Quais óleos me orienta para esta mistura? Tenho sardas e também gostaria de clarea-las. Pra q serve a ptn de trigo?
    Acha necessário também usar todos estes compostos também como complementação alimentar?
    Desde já obrigada.

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Amanda!
      Acredito que o Colágeno, Ácido Hialurônico e Vitamina E, podem vir a lhe ajudar sim!
      Porém sempre recomendamos que seja consultado um dermatologista em casos que possa a vir ter necessidade de complementação alimentar ou uso de outras formas de tratamento, para que não tenha algum efeito contrário ao desejado. ;)
      Para clareamento, temos a argila branca e o extrato vegetal de pepino que pode ser utilizado como um tônico facial.
      A Proteína de Trigo é um aditivo rico em vitamina E, que possui ação antioxidante, muito utilizado para dar efeito tensor em cremes faciais, suavizando as linhas de expressões e para os fios age como hidrante se misturado a um creme capilar.

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Lidiane, você pode adicionar a argila na receita sim, porém ela iria agir como um creme facial com esfoliação e poderia pegar a cor da argila que você misturasse.

  9. Celina Kypler disse:

    Comprei com vocês a proteína de trigo para uso facial e nos cabelos, mas não encontrei como usá-la. Poderiam me passar uma receita?

    Outra pergunta: também comprei o D-Pantenol, uma substância viscosa, densa, grossa, pegajosa e que não consigo sequer manuseá-la, que dirá usar! Como posso usá-la, por favor? Gostaria de receita para aplicação no rosto e nos cabelos.

    Muito obrigada!

  10. Jande Rocha disse:

    Gostaria de tirar uma dúvida, nesse creme eu posso usar apenas 2 produtudos de cada tipo? Ou posso usar mais de 2 desde que obedeça a dosagem? Por exemplo: em relação ao aditivo, estava querendo usar: 1 ml de ácido hialurônico + 1ml de colágeno + 0,5 ml de proteína do trigo, assim se manteriam os 2,5 ml do aditivo. Porém gostaria de saber se tem algum problema usar 3ml de aditivo, pois assim eu poderia usar 1 ml de cada aditivo. O que vcs me dizem?

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Oi Jande! Pode usar quantos você desejar desde que mantenha a dosagem recomendada! Então não tem problema combinar 3 aditivos respeitando a dosagem.

  11. Bárbara Campos disse:

    Oi! Para a receita rejuvenescedora (vídeo) a quantidade de ácido hialurônico está correta? Porque a dosagem recomendada é de até 5%, em um creme neutro de 50g, a quantidade do aditivo não seria de 2,5ml? Obrigada.

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Oi Bárbara! O ácido hialurônico não tem dosagem máxima de segurança, ele é uma solução que pode ser usada até pura, inclusive. Ou seja não tem problema passar de 5% na mistura.

  12. Jande Rocha disse:

    Boa noite, a receita diz que eu posso usar mais de um tipo de aditivo desde que divida as quantidades correto? Enão se eu preciso usar 3ml de óleo vegetal, posso usar 1ml de 3 óleos de minha preferência? Tipo, em vez de usar 3ml de rosa mosqueta, posso usar 1 ml de semente de uva, 1ml de rosa mosqueta e 1ml de cereja? Essa mistura deixaria meu rosto oleoso?

  13. Dalila Patrícia disse:

    Estou muito interessada, porém estou amamentando, tem algum componente que eu deveria evitar? Li o post sobre gestação, muito bom, mas e no meu caso? Pois há composições que passam para o leite. Agradeço desde já!

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Oi Rafaela, nessa receita usamos a medida em ml, mas pode ser gramas também porque o ácido hialurônico que temos pode ser usado até puro.

  14. Nuria disse:

    tem algum componente que pode ser colocadono creme como fator de proteção solar? E é possivel adicionar algum componente pra dar uma fragrância… Gosto de sentir um cheirinho nos cremes rsrs .

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Oi Nuria!
      Sim, os óleos essenciais dão a fragrância para o creme, pode usar o que preferir, de 5 a 15 gotinhas :)
      Sobre o fator solar, pode ser usado o óxido de zinco, mas recomendamos o uso de protetor solar antes.

  15. andressa.pgil disse:

    Meninas, fiz a receita para peles oleosas e amei! Tenho usado todos os dias e minha pele está bem hidratada, macia e com a oleosidade realmente controlada. No primeiro momento quando vc passa parece que a pele vai ficar oleosa, mas logo a pele absorve todo o produto e não fica com aparência de melecada. O creme não é um produto matificante, e nem é essa a proposta, mas ao longo do tempo conforme você vai usando, vai percebendo que a pele está ficando cada vez menos oleosa. O resultado vem a médio/longo prazo. Acredito que vai ficando cada vez melhor, estou usando há pouco tempo, umas 2 semanas, mas já estou vendo uma boa melhora.

    Fiz metade da receita ensinada aqui, usando: mais ou menos 25g do creme facial neutro; 1,5 ml do óleo vegetal de pimenta rosa; umas 12 gotas de óleo essencial de cedro e 2,5 ml do extrato vegetal de alecrim.
    O cheiro ficou um pouco forte e se sobressaiu o do óleo de pimenta rosa, mas depois que a pele absorve, o cheiro some. Pra mim tá dando super certo!! Muito feliz!

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Oi Andressa! Que incrível :)
      Ficamos muito felizes com seu comentário e que sua receita está funcionando bem! Parabéns pela misturinha, esperamos que você continue fazendo seus cosméticos com sucesso.
      Abraços de toda equipe <3

  16. Flavia disse:

    Estou com a mesma ideia da Maria. Gostaria de fazer um hidratante facial, utilizando manteiga ao invés de creme. Minha pele é mista/ oleosa e tenho manchas de sol (melasma). Lendo os benefícios da cada um pensei em usar manteiga de Karité, manteiga de ucuúba, óleo vegetal de buriti e de cereja. Seria uma boa mistura para o rosto?
    Grata,

    Flavia

  17. Marcela disse:

    Boa noite, quanto aos óleos fotossensível, que contém no creme só deve ser usado a noite, ou seja creme noturno? No diurno não pode ter esses óleos, correto?

  18. Bianca Morais disse:

    Olá! Posso usar argila na composição do creme? Tenho a pele bem seca e acredito que a Rosa seria a melhor opção…ainda vai dar uma corzinha no creme S2

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Bianca, pode sim, porém nunca testamos se ela se mistura completamente. Para pele seca recomendamos a manteiga de karité que hidrata e não entope os poros :)

  19. Daniela disse:

    Oii meninas tudo bem? Gostaria de fazer um creme com aditivo de ácido hialurônico, que na receita consta como 2,5ml mas a venda está disponível a partir de 10g. É só dividir em 4 partes e acrescentar na base?? Fiquei em dúvida… espero a ajuda de vcs! Adoro o site! Bjss

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Oi Daniela! Você pode dividir assim se quiser mas pode colocar mais também se preferir porque o nosso Ácido Hialurônico é uma solução 1% e pode ser usado até puro :) Então não precisa ter medo de errar!

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Priscila, não temos produtos prontos, a ideia é você criar o seu :)
      Para clarear manchas um ótimo óleo é o Rosa Mosqueta!

  20. Maria disse:

    Olá, boa noite.
    Eu gostaria de fazer um hidratante próprio para minha pele usando as manteigas ao invés do creme neutro, gostaria de saber se posso usar mais ou menos as mesmas proporções que usaria para fazer a receita com o creme, por ex:
    50g de manteiga
    3 ml de oleo vegetal
    10 gotas de oleo essencial
    e no caso, quais das manteigas de vocês seria mais adequada para uma pele sensível/oleosa .
    Obrigada !

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Oi Maria!
      Dá pra fazer sim! Acredito que para o rosto a melhor seria a Karité, que não vai interferir na oleosidade da sua pele.
      No caso de fazer um creme com manteiga, quanto mais óleo você colocar mais maleável a sua mistura vai ficar, mas vale tomar cuidado pra não deixar oleoso demais para sua pele.
      Experimente criar um e depois conte pra gente :)
      Espero ter ajudado!

  21. Denise disse:

    Olá fui até a loja e comprei vários produtos! Estou adorando o conceito de comercialização, além de oferecerem pequenos volumes, o que permite experimentar vários!!! Tenho um gel de Áloe Vera que comprei anteriormente de outra marca conhecida (tbm dentro do conceito natural) e queria aproveitar-lo, é possível utilizar os produtos com esse gel ao invés do creme facial?
    Obrigada

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Oi Denise, nunca testamos assim mas você pode tentar e criar suas próprias receitinhas em pequenas porções para não estragar :)

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Solange! Nós vendemos os ingredientes todos em nosso site para você preparar o creme em casa, mas não vendemos ele pronto. Não precisa de receita, basta comprar no site e seguir as dicas do post, o preço vai depender dos produtos que você escolher. Qualquer dúvida entre em contato com a gente :)

  22. Monica disse:

    O creme é indicado para usar da forma original dele ou só com óleos e extratos? Estou procurando um que seja leve sem os conservantes dos industrializados, pois minha pele é oleosa na região T e tende a ter alergias. O creme de vcs usado puro é recomendado para peles como a minha?

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Monica! Sim, você pode usar ele puro sem misturar nada também, ele tem toque bem suave e não deixa a pele oleosa, é oil free. Indicamos as misturinhas para personalizar o produto apenas, mas ele pode ser usado em sua forma original também.

  23. Evelin disse:

    Ameeeiii essas dicas para fazer o próprio creme. Estava aguardando este post. Melhor ainda que contém dicas para vários tipos de pele e o rejuvenescedor… ??

  24. Janete Oliveira dos Santos disse:

    Olá Flora Fiora,

    Fiz minha primeira compra, estou muito satisfeita e gostaria de uma orientação:
    Usei óleo de coco e óleo de gergelim como componentes (fiz dois cremes diferentes) de meus cremes. Achei que ambos interferem no cheiro (talvez seja a quantidade??) do produto final. Poderia indicar um óleo que tenha um odor mais neutro?
    Uma das coisa que mais me incomoda na cosmética, além dos componentes abrasivos e tóxicos, são os cheiros. Gosto de cheiro muito leves que não marquem presença.
    Uso desodorante sem cheiro para não competir com o hidratante corpora ( é o que AMOOO). Não sou admiradora de perfumes, tendo a alergias, por tanto, quero um hidratante com a minha personalidade, acho que aqui na Flora Fiora isso será possível.

    Aguardo
    Janete Oliveira

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Oi Janete, tudo bem?

      Alguns óleos vegetais tem uma característica de cheiro mesmo, principalmente o coco.
      Conversando com as meninas aqui, vimos que de todos os nossos óleos, o que julgamos ter o odor mais suave e neutro é o Óleo de Cereja.
      Acredito que você possa testar ele, espero que chegue no resultado que deseja :)
      Obrigada!

    • Amanda Suhadolnik disse:

      Olá, tudo bem?
      Gostaria de saber se eu acrescentar 1% de vitamina E e 0,5% de óleo resina de alecrim, consigo prolongar o vencimento do produto para 120 dias?
      Obrigada 🌹

      • Equipe Flora Fiora disse:

        Olá Amanda!
        Nosso Creme Facial Flora Fiora já possui a vitamina E na composição justamente para ajudar na conservação, por isso, não aconselhamos acrescentar mais. No caso do óleo resina de alecrim, tanto a quantidade, quanto o prazo de validade, é necessário fazer testes para poder confirmar por quanto tempo mais o creme pode conservar.
        Fico a disposição, obrigada!

Deixe seu comentário

LIQUIDA FLORA FIORA

Produtos com até 50% DE DESCONTO!
Apenas até 22 de setembro, faltam apenas:
QUERO APROVEITAR!
close-link
1
Olá! :D
Podemos te ajudar em algo?
Powered by
X