Cronograma Capilar: Como fazer e seus benefícios

Cronograma Capilar: Como fazer e seus benefícios

Olá pessoal, como estão? O que estão achando do Blog?

Hoje vamos falar sobre um tema muito interessante, o Cronograma Capilar: o que é, como fazer e os benefícios de seguir esse calendário de tratamentos.

O Cronograma Capilar consiste em 3 etapas: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. A hidratação repõe a umidade dos fios, trazendo maciez e suavidade, a nutrição repõe a gordura e oleosidade natural dos fios, dando brilho e mais força ao cabelo e a reconstrução repõe a massa e queratina dos fios, fortalecendo o cabelo e devolvendo a massa perdida naturalmente ou em processos químicos. Cada etapa deve ser feita em um dia, com espaço de 48 horas para cada outra etapa, ou seja, você pode iniciar em uma segunda-feira fazendo uma hidratação, na quarta fazer outra hidratação e na sexta a nutrição, por exemplo.

No Cronograma básico para iniciar, a ordem das etapas ficaria assim:

1ª Semana Hidratação Hidratação Nutrição
2ª Semana Hidratação Hidratação Nutrição
3ª Semana Hidratação Hidratação Reconstrução
4ª Semana Hidratação Hidratação Nutrição

O ideal é seguir essa tabela a princípio e depois adapta-la para seu cabelo de acordo com as necessidades, focando nas etapas que precisar mais, mas mantendo a ordem Hidratar-Nutrir-Reconstruir. Cabelos mais danificados devem ter mais Reconstruções, por exemplo, podendo ser uma a cada 15 dias, enquanto cabelos normais sem danos causados por químicas, só precisam de uma reconstrução no mês. Cabelos oleosos pedem mais hidratações, enquanto os cabelos mais secos precisam de mais nutrições e por aí vai.

O que utilizar em cada etapa?

Hidratação: Extratos Glicólicos (Abacateiro, Açaí, Babosa, Aveia, Broto de Bambu, Morango, entre outros), D-Pantenol. Misturados em cremes, máscaras, etc.

Nutrição: Óleos Vegetais (Veja os principais para cada tipo de cabelo no nosso último post), Manteigas Vegetais. Podem ser usados puros ou misturados em cremes.

Reconstrução: Queratina, Colágeno, Proteína do Trigo. Misturados em cremes, máscaras, etc.

Como fazer cada etapa?

Hidratação: após lavar os cabelos, aplicar o produto escolhido para hidratar em todo o comprimento dos cabelos, massageando. Deixar agir durante cerca de 30 minutos (preso, com touca ou touca térmica) ou o tempo que preferir e enxaguar, finalizando como desejar.

Nutrição: em caso de utilizar óleos vegetais misturados em cremes ou máscaras de nutrição: seguir o mesmo procedimento da hidratação. Em caso de umectação com Óleos Vegetais ou Manteigas você pode utilizar em todo o cabelo antes ou depois de lavar, deixando agir por no mínimo 2 horas, podendo deixar até a noite inteira enquanto dorme. Para retirar você pode usar o método UCPE (umectar, condicionar, pausar, enxaguar), passando um creme condicionador nos cabelos por em média 15 a 25 minutos e depois lavar, assim fica mais fácil remover o óleo, e finalizando como preferir.

Reconstrução: após lavar os cabelos, aplicar o produto escolhido para reconstruir em todo o comprimento dos cabelos massageando. Deixar agir durante cerca de 30 minutos ou mais (preso, com touca ou touca térmica) e enxaguar, finalizando como desejar.

Se você não sabe quais produtos utilizar em seu Cronograma, nós temos em nosso site o Kit Cronograma Capilar, nele você recebe alguns itens básicos para usar em cada etapa, você poderá misturá-los em um creme base (com poucos ativos) de sua preferência, ou em nosso Kit Creme Base, criando assim seus próprios cremes.

Seja criativo, e faça suas próprias combinações de extratos, óleos, e aditivos, seguindo a regra de cada item em sua etapa, você conseguirá criar tratamentos super potentes e personalizados para o seu tipo de cabelo! Com certeza você vai notar a diferença!

Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário aqui embaixo, que responderemos com maior prazer!
Beijos e até o próximo post!

4 thoughts on “Cronograma Capilar: Como fazer e seus benefícios

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Oi Ariane, cada produto tem uma dosagem recomendada que você pode ver na descrição. Extratos, por exemplo, são 10% (10ml para 100g de creme), e por aí vai, basta checar antes de misturar.

Deixe seu comentário

LIQUIDA FLORA FIORA

Produtos com até 50% DE DESCONTO!
Apenas até 22 de setembro, faltam apenas:
QUERO APROVEITAR!
close-link
1
Olá! :D
Podemos te ajudar em algo?
Powered by
X