Como fazer seu próprio Perfume Natural em Casa!

perfume-natural

Olá pessoal, tudo bem?

Os posts no blog agora não são mais semanais, mas toda semana estamos lá no nosso canal no youtube! E todo mês atualizamos o blog também com dicas e receitas. Hoje trazemos uma novidade incrível, e como sempre, tem receita e modo de uso por aqui!

Sempre incentivamos a produção de cosméticos naturais em casa, assim fugindo dos químicos e sintéticos dos produtos industrializados e também proporcionando a experiência única de criar algo seu, personalizado e exclusivo. Assim surgiu nossa linha de Bases Cosméticas, inicialmente contando com Shampoos e Cremes Capilares, depois crescendo para a linha corporal e facial e agora as Bases para Perfume e Aromatizador.

Como funciona a Base para Perfume e Aromatizador?

Feita com ingredientes selecionados, com água completamente purificada, álcool de cereais e glicerina 100% vegetal, sem parabenos e livre de ingredientes sintéticos, a Base para Perfume e Aromatizador Flora Fiora é a alternativa ideal para criar Perfumes naturais, veganos e personalizados.

Para criar Perfumes e Aromatizadores usando a base, é só misturar Óleos Essenciais 100% puros (recomendamos o uso dos Óleos Essenciais Flora Fiora) respeitando a dosagem de até 4%, deixar descansar por 24 horas na geladeira e usar! Simples assim!

Como funciona a fixação dos Perfumes?

A fixação de um perfume está relacionada a diversos fatores, alguns deles são: a qualidade da matéria prima utilizada (nesse caso, óleos essenciais), concentração da essência, tipo de fragrância escolhida, tipo de pele, suor, clima, entre outros.

No caso de Perfumes criados com a Base, usando Óleos Essenciais a qualidade da matéria prima é um fator positivo, pois estarão sendo usados Óleos 100% puros, superconcentrados, o que já ajuda na fixação do perfume. A concentração vai depender da dosagem, no caso dos óleos essenciais a dosagem máxima é até 4%, uma dosagem abaixo também pode resultar em menor fixação.

O tipo da fragrância também é um fator que afeta muito a fixação, óleos essenciais cítricos, por exemplo, são mais voláteis e tem menor fixação por isso, já os amadeirados tem maior fixação por serem menos voláteis. Óleos essenciais tem diferentes densidades, características e volatilidades, uma maior volatilidade de uma fragrância (óleo essencial) significa uma maior capacidade de dispersão pro ar das moléculas dessa fragrância. De maneira simples seria dizer que óleos essenciais mais voláteis tem mais facilidade de evaporar que os menos voláteis. Por isso os menos voláteis tem uma fixação maior do aroma.

O tipo de pele também afeta essa fixação, em peles mais secas o perfume geralmente precisa ser reaplicado e em peles oleosas ele dura mais tempo. Bem como o suor também pode atrapalhar a fixação do perfume.

Sabendo disso você pode criar seus Perfumes e Aromatizadores tendo em mente que eles podem ter aromas mais ou menos duradores e que a fixação nem sempre significa uma qualidade melhor.

Como criar Perfumes e Aromatizadores Naturais?

Agora vamos ao que interessa! Vamos indicar aqui 4 receitas para te ajudar a começar a criar seus perfumes e aromatizadores em casa.

Perfume Cítrico
– 50ml de Base para Perfume
– 1ml de Óleo Essencial de Litsea Cubeba
– 1ml de Óleo Essencial de Laranja Doce

Perfume Floral
– 50ml de Base para Perfume
– 1ml de Óleo Essencial de Gerânio
– 10 gotas de Óleo Essencial de
Sândalo
– 10 gotas de Óleo Essencial de
Ylang Ylang

Perfume Amadeirado
– 50ml de Base para Perfume
– 1ml de Óleo Essencial de Patchouly
– 1ml de Óleo Essencial de Ho Wood

Aromatizador de Ambiente
– 100ml de Base para Perfume
– 4ml de Óleo Essencial de Lemongrass
(Capim Limão)

As dosagens das receitas se baseiam em nossos frascos disponíveis para confecção dos Perfumes. Para 50ml de Perfume você pode usar até 2ml de Óleos Essenciais, combinados como desejar. Para 100ml de Aromatizador de ambiente você poder usar 4ml de Óleos Essenciais, combinados como desejar.

Modo de preparo:

Misture os Óleos Essenciais na Base para Perfume / Aromatizador Flora Fiora, no frasco de vidro que for utilizar. Deixe a mistura fechada na geladeira por pelo menos 24 horas. Isso fará com que o aroma incorpore e o odor de álcool da base evapore, deixando o aroma do perfume evidente. Após esse tempo de pausa que é fundamental para a fabricação dos perfumes e aromatizadores, é só usar normalmente. No caso dos Aromatizadores com varetas lembre-se de virar as varetas sempre para propagar o aroma.

A validade das bases é de 3 anos da data de fabricação e o uso delas já misturadas é recomendado de até 60 dias. Manter sempre ao abrigo da luz e calor direto.

Agora ficou fácil criar seus Perfumes e Aromatizadores né? Em breve teremos vídeo no canal com dicas e receitas usando a Base para perfume! Não percam!

Deixem suas dúvidas e sugestões nos comentários! Em breve voltamos com mais por aqui!

Beijos e até o próximo!

9 thoughts on “Como fazer seu próprio Perfume Natural em Casa!

    • Equipe Flora Fiora disse:

      Olá Aline, no caso o óleo essencial de laranja doce é fotosensível sim, porém o ideal é que se aplique o perfume em regiões que não bate o sol, no caso o pescoço e na própria roupa, ou a noite.
      Porém apenas fizemos uma indicação de qual óleo essencial usar, você pode criar o seu próprio perfume com o aroma de sua preferência e que não seja fotosensível para poder aplicar diretamente na pele e não haja nenhum problema. ;)

  1. Luísa de Jesus Ribeiro disse:

    Oi eu gostaria de saber se essa base de perfume eu tenho que comprar ou é essa receita que vcs postaram? se sim qual é a quantidade de cada um?

  2. Lana disse:

    Eu tenho uma sugestão e duas dúvidas:

    Sugestão: seria bacana um post sobre o uso de óleos essencial na menstruação, com receitas de óleos para massagens, escalda-pés, banhos…

    Dúvidas: O uso de óleos cítricos (laranja, limão…) neste perfume tem risco de manchar/queimar a pele? Existe uma percentagem segura no uso de cítricos em exposição solar?

Deixe seu comentário

X