Argilas e seus Benefícios para Peles e Cabelos

Argilas Flora Fiora - Argilas e seus Benefícios para Peles e Cabelos

Olá pessoal! Estamos de volta com mais um post!

Nas outras semanas, falamos um pouquinho sobre óleos vegetais e sobre óleos essenciais, hoje iremos falar de mais um assunto, não menos importante, e essencial para uma limpeza de pele incrível: Argilas!

As argilas são mineirais naturais que vem do desgaste de milhões de anos de rochas. São compostas por partículas cristalinas e extremamente pequenas de oligoelementos, como o silicato de alumínio e outros minerais como magnésio, ferro, potássio, sódio, entre outros. Cada argila tem propriedades diferentes, isso se dá pela diferença na quantidade de minerais específicos encontrados na composição de cada tipo delas.

As argilas possuem diferentes cores e cada uma tem propriedades e benefícios diferentes no uso cosmético.

Argila Branca

A argila branca tem grande poder cicatrizante e ajudar a suavizar e hidratar a pele. Além disso, devido a grande quantidade de oligoelementos encontrados nela – como os minerais cobre, zinco, magnésio, cálcio e potássio – é realizada uma revitalização da pele, diminuindo até mesmo rugas finas. Tem propriedades antissépticas, por isso é muito indicada para peles irritadas. Trata acnes e pode ser usada no corpo todo.
Nos cabelos ela atua melhorando o estado dos fios fragilizados, principalmente por causa de produtos químicos, e diminui o volume e a perda de água, tornando-o menos poroso.

Argila Preta

Considerada como a mais nobre de todas, possui grande quantidade de matéria orgânica, enxofre e titânio. Indicado como um material com excelente agente rejuvenescedor. Melhora a circulação sanguínea periférica favorecendo a renovação celular, combate a flacidez, linhas de expressão e rugas, possui propriedades que ajudam a clarear a pele, além de tonificar, eliminar toxinas e ser indicada no tratamento de acne.

Argila Rosa

A argila rosa é uma das mais utilizadas nos tratamentos de beleza. Ela é a mistura da argila vermelha com a branca, agregando o que existe de melhor na argila vermelha com a suavidade da branca, resultando em uma argila suave, indicada para peles mais sensíveis, delicadas, avermelhadas, com tendências alérgicas ou irritadas, desidratadas, acneicas e com vasinhos e rosáceas. Ela limpa profundamente a pele, removendo toxinas e absorvendo o excesso de oleosidade, ao mesmo tempo em que fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural da pele e dos cabelos. Nos cabelos, a argila atua na circulação sanguínea, estimulando e facilitando o crescimento dos fios. É anti-séptica e desintoxicante, eliminando bactérias do couro cabeludo e também pode ser usado em tratamentos anti-seborreicos.

Argila Verde

A argila verde é indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza. Promove a esfoliação da pele e do couro cabeludo, desintoxicação, estimula a circulação, o que promove o crescimento dos fios.

Como utilizar as argilas em tratamentos cosméticos

  • Na pele:

Para utilizar na pele, como máscara, você deve misturar a quantidade desejada da argila escolhida com água (filtrada ou deionizada), soro fisiológico ou até mesmo algum chá. Misture até ficar pastoso e aplique na pele (previamente limpa) evitando a região dos olhos e boca. Deixe agir e secar de 10 a 20 minutos lavando apenas com água após esse tempo. Algumas argilas podem causar leve ardência ou pinicar durante o tempo que estiverem na pele.

  • No cabelo:

Para os cabelos o procedimento inicial é o mesmo de misturar a argila escolhida com água, soro ou chá até formar uma pasta. Em seguida é só aplicar no couro cabeludo em movimentos circulares evitando passar no comprimento dos fios, e deixar agir de 10 a 20 minutos, lavando em seguida. O procedimento pode ser feito com os cabelos úmidos ou secos.

Se desejar, tanto na pele como nos cabelos, você pode acrescentar algumas gotinhas de óleo essencial ou óleos vegetais para potencializar sua máscara. Para isso, coloque sempre os itens adicionais após a preparação da argila com água, após estar em estado de pasta, pois a argila não é solúvel em óleo!

Outra dica importante para tomar cuidado, é sempre utilizar recipientes e materiais de plástico, cerâmica ou vidro para manusear a argila, e nunca utilizar metal, pois ele atrapalha no resultado da argila.

Por hoje é só, agora você já pode dar uma olhada em nossas argilas e escolher a que mais gostou!

Semana que vem estamos de volta com mais dicas para vocês! Se ficou alguma dúvida deixe um comentário e não esqueça de acompanhar nosso Facebook e Instagram.

Beijos!

2 thoughts on “Argilas e seus Benefícios para Peles e Cabelos

  1. PATRICIA SOARES DE CARVALHO disse:

    olá! Gostaria de sugerir uma postagem! Como uso bastante gilete, sinto que começou a escurecer, por que não fazer uma publicação com receitas de cremes para clarear a pele? (:

Deixe seu comentário

Primeira vez aqui?

GANHE 5% OFF

Use o cupom BEMVINDO5 e ganhe desconto na sua primeira compra em nosso site!
CRIAR CONTA!
*Válido para compras acima de R$150, realizadas até 31/01/2020.
close-link
Open chat
1
Olá! :D
Podemos te ajudar em algo?
Powered by